quarta-feira, 28 de julho de 2010

Castelo de sucata 2

UUUHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!! Cuidado, este castelo está mal assombrado!!!!!!!!!!!!
O que fazer nas férias?! Brincar com sucata!!
Eu e meu sobrinho resolvemos construir um castelo.
Usamos rolos de papel higiênico, caixas diversas, cola, fita adesiva transparente,
 papel colorido, papel branco e lápis de cor.
Os rolos foram colados de dois em dois com fita adesiva transparente.
Encapamos uma caixa (leite) para ser o corpo do castelo e uma de camisa para ser a base do castelo.
Fizemos cones para as torres e janelas que abrem para colocar os monstrinhos.
Fizemos uma árvore com galhos secos (em papel) e nos galhos colocamos morceguinhos.
O Felipe fez uma serpente enorme, com uma cara!!!!! Que medo!!!!!!
O Felipe desenhou todos os monstrinhos, aranhas, fantasmas, ossos, etc
para colar nas janelas,  na teia de aranha e no chão.
Fizemos uma teia de aranha com lã e uma corrente com argolinhas para prender
o lobisomem que o Felipe desenhou.
Ficou de arrepiar!!!!!!!!!!!
O Felipe é muito criativo e desenha tri bem!!!
Meu sobrinho, claro!!!!
Vejam como tenho razão!!! 

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dia do Escritor Mário Quintana - 30 de julho

"Um dia... pronto! me acabo.
Pois seja o que tem de ser.
Morrer que me importa?... O diabo
É deixar de viver! "
Mário Quintana
 
      Nascido em Alegrete, em 30 de julho de 1906, o poeta gaúcho Mário Quintana tornou-se um dos principais escritores brasileiros do século XX.

     Seus primeiros textos foram publicados na revista Hyloea, do próprio colégio em que frequentava, o Colégio Militar de Porto Alegre, onde estudou por cinco anos.
     As principais características dos seus textos são a linguagem simples, clara, que fala de sentimentos e faz alusões ao cotidiano. Fala do amor, das tristezas, da infância, da morte, dentre outros.
     Mais tarde foi convidado para trabalhar na Editora Globo, tornando-se empregado do jornal Correio do Povo, no Rio Grande do Sul.
     Em 1940 foi publicado “Rua dos Cataventos”, seu primeiro livro de poemas.
     Em sua carreira desenvolveu trabalhos de tradução, tendo o primeiro feito com a obra Palavras e Sangue, de Giovanni Papini. Interpretou obras de autores renomeados como Marcel Proust, Honoré de Balzac, Graham Greene e Guy de Maupassant, tornando-se um dos responsáveis pelo acesso do povo brasileiro às obras da literatura internacional.
    Quintana teve seus poemas publicados no jornal Correio do Povo, onde trabalhou por quarenta anos, sendo este o maior veículo de divulgação de sua obra poética. Suas obras passaram a integrar os volumes didáticos das escolas, sendo publicadas em vários exemplares de livros da língua portuguesa e de literatura.
     Uma das primeiras premiações que recebeu foi com o conto A Sétima Personagem, num concurso agenciado pelo jornal de Porto Alegre, Diário de Notícias.
    Ao completar sessenta anos de idade foi homenageado pelos amigos Paulo Mendes Campos e Rubem Braga, com uma obra de sua antologia poética, com sessenta poemas inéditos, que recebeu o prêmio Fernando Chinaglia como o melhor livro do ano.
    Em 1980 ganhou o prêmio literário, máximo, da Academia Brasileira de Letras, o troféu Machado de Assis, que homenageia um conjunto de obras.
    Dentre tantas obras, as de maior destaque são: Canções, 1945; O Aprendiz de Feiticeiro, 1950; Quintares, 1976; O Baú de Espantos, 1986; dentre outros.
    Um de seus poemas mais conhecidos é o Poeminha do Contra, após a terceira tentativa em conquistar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. O poema diz: “Todos esses que aí estão, atravancando meu caminho, eles passarão... eu passarinho”.
    Mário Quintana faleceu em Porto Alegre, em 5 de maio de 1994, aos 87 anos de idade.

Por Jussara de Barros.
Fonte do texto: Equipe Brasil Escola

Dia da Vovó - 26 de julho

Para as vovós que são mães com açúcar...
Para minha mãe que é uma super avó...
Parabéns!!!

   Os avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais.

    Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno.
    Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos de sua família. Por isso, ganharam uma data especial, para que fossem homenageados, o dia 26 de julho, que é mais conhecido como o dia da vovó.
    O surgimento e criação dessa data foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações aparecem no evangelho de Tiago. Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.
     No dia da vovó podemos fazer várias programações para distraí-los, além de se tornar uma diversão para a família, como: fazer um passeio num parque, assistir a um filme do gosto deles, fazer uma reunião de família onde todos possam expressar seu amor e carinho pelos mesmos, etc.
     Além disso, oferecer lembrancinhas e presentes para agradá-los também é uma forma de mostrar que são amados e que recebem consideração. Os objetos a serem oferecidos devem estar de acordo com as idades e os interesses dos avós, para não ficarem guardados. Normalmente gostam de perfumes suaves, cremes, sabonetes, pijamas ou camisolas de malhas confortáveis, roupões de banho, chinelos que acondicionem bem os pés, sapatos baixos e confortáveis com solado antiderrapante, dentre vários outros.
     Os idosos também gostam muito de ser ouvidos. Quando encontram pessoas que lhes dão atenção, gostam de relembrar os tempos passados, da época em que eram jovens e contar casos engraçados e interessantes.
     Hoje em dia existem leis que favorecem os idosos, isso é questão de respeito com os mesmos e devemos acatá-las. Assim, os idosos têm o direito de entrar na frente das filas, não pagam passagens de ônibus, possuem vagas especiais em estacionamentos, dentre outros. É muito justo que isso aconteça, pois seus corpos já não são mais capazes de suportar o cansaço que pessoas mais novas conseguem.
Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola

Jô Soares e os professores

O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO


Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui,
agradeça a ele!

Acreditar... e não esmorecer...

Quantas e quantas vezes a gente (falo de gente que é professor, educador, profissional ou trabalhador da educação... ) acredita ou deixa de acreditar em situações similares a deste jogador.
Ao ler esta história não pude deixar de me ver lá na sala de aula... O conflito é sempre muito grande... Acreditar ou não acreditar... Apenas quem é professor pode entender este dilema... Queira Deus que eu nunca deixe de acreditar, pois morreria aí minha profissão!!!

Do que estou falando?! Acesse o endereço abaixo e leia a história deste jogador de futebol...
http://vizinho.blogspot.com/2010/06/lionel-messi-uma-licao-de-vida.html

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dia do Escritor Brasileiro - 25 de julho

     O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos, pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros.

     O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente. Porém, de alguns anos para cá, as dificuldades dos escritores tem sido muito grandes, principalmente no que diz respeito à publicação de suas obras. Despreocupados com a qualidade dos textos, mas com a quantidade de vendas dos produtos, muitos editores lançam volumes que garantem retorno econômico à empresa.
    Além disso, os meios de comunicação virtual publicam na íntegra, gratuitamente, obras de vários autores, sem considerar os respectivos direitos autorais, causando prejuízos aos mesmos.
    Em razão do mundo virtual, jovens e crianças têm perdido o contato com os livros, passando grande tempo na frente do computador ou da televisão. Com isso, o acesso ao mundo letrado tem diminuído consideravelmente, e com ele as vendas dos artigos literários.
    Ler é importante para o desenvolvimento do raciocínio, para desenvolver o aspecto crítico do leitor, criando novas opiniões e estimulando sua criatividade. Quando lemos, nos reportamos para outros lugares, como se estivéssemos viajando no tempo e no espaço.
    As riquezas literárias são muitas, podendo estar divididas em textos científicos, que comprovam as teorias, e textos literários do tipo romance, comédia, suspense, poemas, poesias, biografias, músicas, novelas, obras de arte, literatura de cordel, histórias infantis, histórias em quadrinhos, dentre vários outros.
    Pesquisa realizada em 2001, pela Câmara Brasileira da Indústria do Livro, comprovou que cerca de 61% dos adultos alfabetizados do país mantém pouco contato com livros, enquanto que a camada mais baixa da população, cerca de seis milhões e meio de pessoas, alegam não ter condições de adquirir livros.
    Hoje em dia o Brasil conta com mais de trinta projetos de incentivo à leitura, bem como de divulgação das bibliotecas públicas do país e seus acervos bibliográficos, sendo o PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura) o mais importante deles. O programa oferece apoio a novos escritores, defende os direitos autorais dos escritores, abona apoio às publicações para novos autores, investem em traduções, mantém premiações e bolsas de incentivo para novos escritores.

Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola

Dia do Amigo - 20 de julho

Aos meus amigos, distantes ou não, atarefados ou não...
Apenas amigos...
Abraço carinhoso, Jacqueline.
   
 No dia 20 de julho comemora-se o dia do amigo, uma pessoa que não tem laços consanguíneos, mas que é tão dedicado e prestativo quanto às pessoas da família.

    A ideia de criação da data surgiu do dentista e professor argentino Enrique Ernesto Febbraro, pois o mesmo analisava que a partir da chegada do homem à lua, o mundo não teria mais fronteiras, deixando de existir as barreiras nos relacionamentos entre as nações, independente da raça, da ideologia ou da religião.
    A amizade é conceituada como “sentimento de afeição recíproca, de simpatia e solidariedade, de perfeito entendimento entre grupos de pessoas. É um relacionamento social que gera concordância de sentimentos, posição de respeito ao outro, mesmo tendo opiniões diferentes.”
    Na data, Enrique promoveu uma grande festa na capital Argentina, dedicando-a aos amigos. O evento foi um sucesso e a comemoração passou a ser adotada por outras pessoas, se difundindo por todo o mundo. A oficialização da data aconteceu com o decreto nº 235/79.
     Em razão da comemoração e criação da data, Enrique Febbraro foi homenageado, recebendo duas indicações ao prêmio Nobel da Paz.
     O Brasil adotou a data rapidamente, pois a população de nosso país é acolhedora, simpática e calorosa. Faz parte do perfil do povo brasileiro ser hospitaleiro e fazer muitas amizades.
     Mas ser amigo não é somente conhecer e conviver à distância. A verdadeira amizade requer muito mais dessa relação.
     Amigo é aquele que estende a mão quando precisamos, que faz críticas construtivas para que possamos crescer enquanto pessoas, que sofre com nossas angústias e com nossos problemas, mas está sempre do lado, dando forças e incentivando-nos a lutar, a não desistir dos nossos sonhos.
     Durante a vida, podemos encontrar vários tipos de amigos, amigos para rir, amigos para desabafar, amigos para viajar, amigos para sonhar. Mas também existem aqueles que vêm com as brincadeiras: amigo secreto, no natal; amigolat, na páscoa; ou simplesmente amigo, no dia do amigo.
     Precisamos ter cuidado mesmo com os chamados amigo “da onça”, aqueles que se fazem de amigos, mas que não o são, enganando os outros com sentimentos falsos, inveja e intriga. Esse “personagem foi criado pelo cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, em 1943”, colocando seus companheiros em embaraçosas situações.
 Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola

Dia do Protetor das Florestas - 17 de julho

     No dia 17 de julho comemora-se o dia do protetor de florestas. O Curupira é um personagem folclórico que protege as florestas, é de origem indígena, da tribo dos tupi-guaranis, e habita matas e florestas do Brasil.

     Essa lenda é muito antiga, desde a época do descobrimento do Brasil, o padre José de Anchieta certa vez descreveu em carta que nas terras brasileiras existiam demônios que atacavam os índios, chamados de Curupira.
     O Curupira possui forma de menino, que protege florestas e animais dos caçadores e destruidores da natureza. Além da proteção, tem o poder de ressuscitar os animais mortos pelos homens.
     Seus cabelos são avermelhados, as orelhas grandes e pontudas, mas o que mais chama a atenção são os pés virados para trás, deixando-o com uma aparência muito estranha. Quem tenta seguir seu rastro acaba errando o caminho, indo para o lado contrário.
    Na lenda do Curupira é contado que ele transforma filhos e esposas dos caçadores em presas, para que estes sejam sacrificados. Outra travessura do menino é quebrar os machados de homens que derrubam árvores.
     Além disso, a forma mais impressionante de assustar os caçadores e predadores da natureza é através de gritos, uivos e assobios que emite, apavorando-os, fazendo-os correr assustados das florestas, enquanto o menino travesso dá muitas gargalhadas.
     É ele também o culpado pelas pessoas se perderem nas matas, deixando-as transtornadas, perdendo o caminho de volta.
     Como sabemos, o folclore é baseado em fatos imaginários, criados pelas pessoas, que passam de geração em geração.
     Na verdade, hoje em dia, os protetores das florestas são os engenheiros florestais. Eles são responsáveis por cuidar e fazer a preservação do planeta todos os dias, desenvolvem projetos contra o desmatamento de áreas ou para salvar espécies animais que estão em extinção.
     A natureza é vida, é ela quem fornece o ar que respiramos, a chuva que abastece nossos rios, fazendo aumentar a quantidade de água nos mesmos, possui um ciclo de vida natural entre plantas e animais.
    O homem não pode continuar destruindo a natureza, pois as crianças de hoje correm o risco de sofrerem no futuro, quando forem adultas, através da falta de água, do excesso de calor, do acúmulo de lixo radioativo, dentre outros problemas, em consequência da destruição que fazemos hoje.
Por Jussara de Barros.
Fonte: Equipe Brasil Escola


Dia do Homem 15 de julho

      No dia 15 de Julho, comemora-se o Dia do Homem no Brasil. Já em outros países, a data firmada para tal solenização é 19 de novembro, dia que marca o início da data comemorativa, criada em 1999, por Dr. Jerome teelucksingh, em Trinidad e Tobago. Hoje, em caráter internacional, é celebrada na Jamaica, Austrália, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Moldávia, Haiti, Singapura, Malta, África do Sul, Gana, Hungria, Canadá, China e Reino Unido.

     A criação da data teve como objetivo a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, destacando a discriminação sofrida e enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos que envolvem sociedade e família.
     Desde o início da celebração, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) apoia a iniciativa e, através de sua representante, Sra. Ingeborg Breines, diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz, afirma que “é uma excelente ideia e que daria um certo equilíbrio de gênero”.
    O artigo 1° da Declaração Universal de Direitos Humanos relata:
    “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
     O Dia do Homem tem igual importância ao Dia da Mulher, pois ambos têm o seu espaço na sociedade e buscam objetivos semelhantes como a promoção da vida, o bem-estar da família, o cuidado com o meio ambiente e a busca pela saúde física e mental.

Por Gabriela Cabral.
Fonte: Equipe Brasil Escola

Kandinsky - releitura

Esta obra maravilhosa e aparentemente tão simples é de Kandinsky.
Chama-se "Sobre Pontos" e foi criada em 1928.
Trabalhei com ela com as sétimas séries da
E.M.E.F. Vererador Marcial Pisoni.

Trabalhamos com uma técnica bem antiga: giz de cera e nankim.
Depois foi só raspar o nankim e observar o desenho que se formou.
Vejam que bonitos!!!!!

Fonte: Fazendo Arte com os Mestres 2, RAFFA, Ivete, Editora Escolar.