domingo, 4 de setembro de 2011

Jogo musical - Brincadeira de roda

BRINCADEIRA DE RODA

            Nosso repertório musical é muito vasto em cantigas de roda. A movimentação, o canto e o ritmo podem ser simples ou complexos, mas sempre agradam às crianças.
            Sempre que possível, aproveite o repertório das crianças e vá introduzindo novas canções.
            Por exemplo, brincando de “Onde está a Margarida?”, combine com as crianças que uma de cada vez irá dizer o que a Margarida está fazendo, e todas, ao mesmo tempo, farão o gesto:
            - Onde está a Margarida?
            - Olê, olé, olá.
            - Onde está a Margarida?
            - Olê, olé, olá.
            - Ela está no seu castelo.
            - Olê, olé, olá.
            - O que ela está fazendo?
            - Olê, olé, olá.
            - Ela está tomado banho.
            - Olê, olé, olá.
            - O que ela está fazendo?
            - Olê, olé, olá.
            - Ela está se enxugando.
            ... E assim por diante, até a brincadeira se esgotar.
            Esta atividade envolve, além de memorização, a improvisação, a expressão gestual  a socialização, pois a criança tem que estar atenta ao que os outros fazem e esperar sua vez para se expressar.
            Dica: divida a turma em dois grupos, mistos ou não. O primeiro grupo canta a parte em que pede o que ela está fazendo, e o outro responde (um por um).  Depois trocam-se os grupos.

Bibliografia: JEANDOT, Nicole, Explorando o universo da música, São Paulo, 1990. Ed. Scipione

Jogo musical - O sons da boca

OS SONS DA BOCA

            Sentados em roda, peça aos alunos que experimentem os sons que podem produzir com a boca, que são variados e gostosos.
            Cada criança mostra uma possibilidade, e as outras devem imitá-la.
            Pergunte o que acharam de cada som, qual mais gostaram de ouvir e de fazer.
            A seguir, uma das crianças produzirá um som com a boca, sem que as outras vejam. O jogo consiste em descobrir o que o colega fez e tentar imitá-lo.
            Esta atividade incentiva a criança a produzir sons, a se expressar, verificando as possibilidades sonoras com a boca.

Bibliografia: JEANDOT, Nicole, Explorando o universo da música, São Paulo, 1990. Ed. Scipione